Fonte: https://www.humorpolitico.com.br/author/cazo/
Estudos para o tema de redação 19E05
Palavras-chave
“Bullying”, “cyberbullying”, escola, assédio moral, doenças psiquiátricas.
Texto 19E-48
https://veja.abril.com.br/saude/alerta-1-em-cada-5-criancas-pensa-em-suicidio-por-causa-do-bullying/
Texto 19E-49
Texto 19E-50
Tema de redação 19E05
“bullying” e “cyberbullying”
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
‘É uma das formas de violência que mais cresce no mundo’, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro ‘Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz’ (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.”
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola
Texto 02.
“Quando uma criança sofre violência física ou psicológica, sobretudo no ambiente escolar, o esperado é que aquele trauma seja superado na medida em que ela cresce, certo? Novas pesquisas indicam, porém, que as cicatrizes podem acompanhá-la para sempre.
É o caso de uma investigação que seguiu mais de 7 mil britânicos desde a época em que frequentavam o colégio e tinham entre 7 e 11 anos até a quinta década de vida. A triste constatação: sujeitos que sofreram bullying possuíam maior probabilidade de encarar depressão, transtornos de ansiedade e pensamentos suicidas quando adultos. Não parava aí. Essas mesmas pessoas tendiam a apresentar nível educacional mais baixo e, entre os homens, salários menores.
‘Nem todos os indivíduos agredidos na infância terão essas dificuldades depois, mas o risco de que isso aconteça nesse grupo é muito maior em relação ao restante da população’, analisa a psicóloga Louise Arseneault, do King’s College London, na Inglaterra.
Em outro levantamento, Louise notou que 26% das mulheres que foram vítimas de bullying mais jovens tornaram-se obesas aos 45 anos – entre as que não passaram por isso, o índice ficou em 19%. Na comparação, ainda foi possível discernir que quem pelejou com as zoeiras quando pequeno apresentava mais tarde uma maior circunferência na cintura, algo que, além de incomodar o espelho, pode sabotar a saúde.
Além do impacto no corpo, a mente e o convívio social também costumam sair traumatizados. ‘A autoestima fica abalada e geralmente a pessoa não consegue fazer amizades com tanta facilidade’, observa Lúcia Williams, professora de psicologia da Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista. ‘Nesse contexto, pode se desenvolver certa aversão à escola e há casos de indivíduos que param até de estudar’, atesta.”
Fonte: https://super.abril.com.br/saude/bullying-e-para-a-vida-toda/
Texto 03.
Texto 04.
Fonte: https://bullynopolis.files.wordpress.com/2011/07/bully12.jpg
Proposta de redação 19E05A – Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre a relação entre “cyberbullying”, a cultura jovem do século XXI e o acesso à internet.
Instruções:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.
Proposta de redação 19E05B – Outros gêneros textuais – Unicamp, UEL, UFU, etc.
Escreva uma crônica sobre as razões para a maioria das escolas atuarem tão pouco ou mesmo nada contra o “bullying” que ocorre em suas dependências.
Proposta de redação 19E05C – Artigo de opinião ou editorial- Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.
Escreva um artigo de opinião sobre a relação entre “cyberbullying” e doenças psiquiátricas.
Proposta de redação 19E05D – carta argumentativa ou aberta – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.
Escreva uma carta argumentativa com o objetivo de sugerir alternativas aos responsáveis por uma rede social de sua preferência para o combate do “cyberbullying”.
Instruções gerais:
- Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação.
- Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: o que estiver expressamente informado no edital, no manual do candidato, etc., do vestibular pelo qual você se interessa, que são as fontes de informação mais confiáveis a respeito dessa questão. Em hipótese alguma, escreva seu nome, apelido, etc., na folha de prova. Na dúvida, melhor nunca assinar um texto de concurso.
- Via de regra, não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação. Ainda que, em alguns concursos, é importante estabelecer conexões entre as informações dos textos de apoio do tema de redação com o repertório cultural do candidato.
- Respeite o mínimo e o máximo de linhas associado à prova de redação para a qual você se prepara. Informe a universidade na folha de redação de forma legível no local destinado ao código da proposta. Contudo, normalmente, o mínimo usado é de 25 linhas e o máximo de 30, ou algo parecido na maioria dos concursos no Brasil.
4.1. UnB – máximo de 30 linhas. A quantidade de linhas escritas interfere na nota final. “No cálculo da nota da redação, quanto maior o número de linhas efetivamente escritas, maior a pontuação.”.
4.2. Unicamp – até 22 linhas em cada um dos dois textos.
4.3. UEL – de duas a quatro redações. 12 pontos cada. Números mínimos e máximos variados entre 8 e 16 linhas a depender do gênero textual exigido.
4.4. UFU – 25 a 36 linhas. Um de três temas possíveis.
Instruções UFU:
Leia com atenção todas as instruções.
- Você encontrará três situações para fazer sua redação. Leia as situações propostas até o fim e escolha a proposta com a qual você tenha maior afinidade.
- Após a escolha de um dos gêneros, assinale a opção no alto da Folha de Resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero.
- Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
- Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA.
- Em hipótese alguma, escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
- Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.
- Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
- ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
Proposta de redação 19E05E – Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “o ‘bullying’ e o ‘cyberbullying’ nas escolas brasileiras.”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
- A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
- A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.