Sobre o blogue

O blogue Opera10 surgiu em 2011 no endereço www.opera10.com.br, que ainda está ainda acessível com centenas de propostas de redação, conteúdos para concursos, etc. O blogue tinha e tem como principal função ser uma ferramenta para que meus alunos tenham acesso ao material que eu produzo ou indico de maneira fácil e onipresente em suas vidas. Contudo, nos últimos anos, o blogue Opera10 conquistou uma projeção inesperada de dezenas de milhares de visitas por mês, o que me deixa feliz por saber que ajudo pessoas que eu não conheço e que, muitas vezes, estão muito distantes de mim e carentes de referências para poderem estudar a fim de realizar sonhos, iluminar as ideias e prosperar na vida.

Meu nome é Estéfani Martins. Sou o criador do blogue e do curso presencial Opera10. Sou professor de Redação e Atualidades há mais de 20 anos e professor de Artes para o Enem há 10. Trabalho em escolas de Ensino Médio de Uberlândia e Uberaba desde 1998.

Sou cocriador do Opera10 Cursos que disponibiliza – por meio de planos trimestrais, semestrais e anuais – uma plataforma educacional completa com teorias completas, “podcasts”, videoaulas, exercícios, simulados, plantões, etc., nas áreas de Gramática, Literatura brasileira, Redação e Interpretação de texto. O endereço é www.opera10cursos.com.br. Em 2020, disponibilizaremos aulas de Artes para Enem, conteúdo de Educação Física para Enem, conteúdos específicos para universidades paulistas, entre muitos outros.

Em Uberaba, ofereço um curso de redação presencial focado em vestibulares e no Enem, com resultados muito significativos, sobretudo, em função das médias dos estudantes Opera10 nas últimas cinco provas do Enem, os quais alcançaram com média entre os alunos em 2015, 879,3; em 2016, 893,0; em 2017, 899,3; em 2018, 919,8; e, em 2019; 927,71. Além disso, resultados muito expressivos em provas de redação da Fuvest, Vunesp, UFU, Unicamp, Famema, Famerp, entre muitas outras, são frequentemente comemorados.

Fui coapresentador e produtor de um “podcast” que trata de temas ligados à literatura e à arte em geral chamado Verso da Prosa, que se transformou também em um Clube do Livro que se reuniu mensalmente em Uberlândia para debater sobre Literatura e livros por quase dois anos. A partir de 2019, o projeto passou a ser conduzido apenas pelo competente e talentoso amigo Leobaldo Prado e está disponível na plataforma Olá podcasts.

Escrevo às vezes para afastar a raiva no blogue Sambluesoul e no Medium. Faço parte do coletivo de escritores osamalgamas, que quase nunca escreve (sic). Sou um dos idealizadores do ciclo mensal de debates chamado Dialógico Debates. Os encontros do Dialógico ocorrem no Bar Alfaiataria.

Seguem os meus contatos pessoais e de projetos nos quais estou envolvido:

Professor Estéfani Martins

(034) 98855-3210