Caras e caros,
Boa noite. Espero que tenham tido uma semana produtiva. Seguem os temas de redação e os textos de atualidades para ampliar o repertório cultural de vocês.
Abaixo, seguem os convites para a homenagem a Gatsby e ao Jazz e para o Dialógico a respeito dos massacres em escolas que têm assolado os EUA e que têm sido também uma fonte de preocupação em nosso país.
Atualidades e efemérides
Texto 19-86
Um Woodstock no Brasil.
Texto 19-87
Mais sobre o horror que os padrões inalcançáveis podem causar.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47573154
Texto 19-88
Sobre a importância seminal da cultura indígena para a cultura brasileira.
http://www.itaucultural.org.br/as-linguas-dos-povos-indigenas
Temas da semana
19N15 – Idosos, direitos humanos, cidadania.
Texto 19-89
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45735731
Texto 19-90
Texto 19-91
http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v15n1/16.pdf
Tema de redação da semana
Redação – Tema 19N15 – idosos (Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp, UFU, Uniube e demais vestibulares.)
19N16 – Corrupção, política, crime.
Texto 19-92
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-corrupcao.htm
Texto 19-93
https://mundosustentavel.com.br/podcast/onde-nasce-a-corrupcao/
Texto 19-94
http://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n25/2178-4884-rbcpol-25-237.pdf
Texto 19-95
Texto 19-96
Tema de redação da semana
Redação – Tema 19N16 – corrupção (Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp, UFU, Uniube e demais vestibulares.)
Indicações da semana
Texto 19-97
Nota: sobre o pensamento anticientífico, suas razões e suas consequências.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=au1swKPkMkI
Texto 19-98
Nota: perturbadora, inquietante e potencialmente transformadora manifestação da empatia do ser humano em relação ao próximo, enfim, arte.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-N9ulmw-Nkg
Texto 19-99
https://www.youtube.com/watch?v=koPmuEyP3a0
Leiam depois de assistir a propaganda acima:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/16/internacional/1547642979_436957.html
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=koPmuEyP3a0
Abraços jazzísticos,