Redação – Tema 19N20 – lixo (Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp, UFU, Uniube e demais vestibulares.)

Tema de redação 19N20

Lixo

Texto 01.

“Cinzas. Este é o significado da palavra latina ‘lix’, de onde derivou nossa palavra lixo. Daí, podemos ter uma noção da diferença do conceito de lixo em diferentes épocas. Antigamente, boa parte dele virava cinzas, carbonizado em fogões a lenha. Após a revolução industrial, no século XVIII, os resíduos – como o lixo é chamado tecnicamente – começaram a aumentar em quantidade e complexidade.

Essa ideia – a de lixo como apenas lixo – sofreu nova mudança nos anos 1980. Lá, a humanidade se deu conta de que as fontes de petróleo e de matérias-primas não renováveis estavam se esgotando e, com elas, o espaço para receber tanto resíduo.

A saída foi a criação de um processo de reaproveitamento e de reciclagem de materiais.”

Fonte: https://www.ecycle.com.br/home/44-guia-da-reciclagem/116-guia-lixo.html

Texto 02.

“A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o lixo como os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo se apresentar no estado sólido e líquido, desde que não seja passível de tratamento.

O termo lixo no âmbito técnico não é utilizado e com todo conhecimento e tecnologia disponíveis hoje, grande parte do que é gerada em processos produtivos e afins pode ser de alguma forma reaproveitada ou reciclada, sendo considerado como resíduo e, quando isso não é possível, considera-se como rejeito.”

Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/diferenca-entre-lixo-residuo-rejeito/

Texto 03.

“Em primeiro lugar, é preciso dizer, lixo existe, sim! Pelo menos quando levamos em conta resíduos que não tem qualquer utilidade prática, nem possibilidade de transformação e que, muitas vezes, são muito nocivos ao ambiente e à saúde humana. Os exemplos mais palpáveis são os rejeitos que ensejam riscos biológicos, como lixo hospitalar e laboratorial, cujo único destino aceitável e recomendável é a poluente incineração, alguma classes de substâncias químicas sintéticas e – talvez o mais problemático de todos – o lixo radiativo, para o qual não existe alternativa conhecida ao armazenamento por tempo indeterminado em local estritamente seguro.

Em segundo lugar, lixo existe, sim!, mas não deveria. É este o sentido da frase expressa no título. O raciocínio é o de

que praticamente tudo que consideramos lixo porque jogamos fora não deveria, efetivamente, ser jogado fora e, portanto, não deveria ser considerado lixo. A real intenção da expressão é dizer que tudo o que hoje é descartado, seja no âmbito doméstico, industrial, comercial, ou no campo, poderia receber outra aplicação que não fosse a destinação a lixões ou aterros sanitários sem qualquer tratamento. Como todos sabemos, no entanto, a maior parte do que consideramos lixo ainda recebe esse destino no Brasil e em grande parte do mundo.”

Fonte: https://www.blogs.unicamp.br/cienciaemsi/2016/11/09/lixo-nao-existe/

Texto 04.

Fonte: https://i.pinimg.com/originals/69/16/ce/6916cec990ac3256e0252d5b12300dad.jpg

Proposta de redação 19N20A – Dissertação – Fuvest, Vunesp, Uniube, etc.

Faça uma dissertação sobre a seguinte pergunta: a quem interessa a contínua geração de lixo?

Instruções para a dissertação:

  1. A situação de produção de uma dissertação argumentativa requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
  2. O tamanho da redação deverá ser adequado ao concurso pretendido, para tanto é importante que o texto deva ser adequado aos seguintes limites impostos pelas universidades até 2018: entre 20 e 30 linhas (Fuvest), 15 a 33 linhas (Vunesp), 25 e 35 linhas (Uniube), etc. É imprescindível que a universidade pretendida seja informada com destaque logo após o código da proposta de redação na folha que será entregue para a correção.
  3. Dê um título a sua redação.

Proposta de redação 19N20B – Outros gêneros – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Faça uma crônica sobre como o lixo pode ser usado de forma criativa.

Proposta de redação 19N20C – Artigo de opinião ou editorial- Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Escreva um artigo de opinião a respeito das causas que explicam o fato de a maioria das pessoas no Brasil não serem preocupadas com a geração e a gestão adequada do lixo que eles mesmos produzem.

Proposta de redação 19N020D – carta argumentativa ou aberta – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Escreva uma carta aberta para a população brasileira sobre a necessidade de criação de uma nova e melhor consciência sobre a gestão adequada de lixo no Brasil. Assine como uma instituição coerente com esse tipo de problema.

Instruções gerais:

  1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação.
  2. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: o que estiver expressamente informado no edital, no manual do candidato, etc., do vestibular pelo qual você se interessa, que são as fontes de informação mais confiáveis a respeito dessa questão. Em hipótese alguma, escreva seu nome, apelido, etc., na folha de prova. Na dúvida, melhor nunca assinar um texto de concurso.
  3. Via de regra, não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação. Ainda que, em alguns concursos, é importante estabelecer conexões entre as informações dos textos de apoio do tema de redação com o repertório cultural do candidato.
  4. Respeite o mínimo e o máximo de linhas associado à prova de redação para a qual você se prepara. Informe a universidade na folha de redação de forma legível no local destinado ao código da proposta. Contudo, normalmente, o mínimo usado é de 25 linhas e o máximo de 30, ou algo parecido na maioria dos concursos no Brasil.

4.1. UnB – máximo de 30 linhas. A quantidade de linhas escritas interfere na nota final. “No cálculo da nota da redação, quanto maior o número de linhas efetivamente escritas, maior a pontuação.”.

4.2. Unicamp – até 22 linhas em cada um dos dois textos.

4.3. UEL – de duas a quatro redações. 12 pontos cada. Números mínimos e máximos variados entre 8 e 16 linhas a depender do gênero textual exigido.

4.4. UFU – 25 a 36 linhas. Um de três temas possíveis.

Instruções UFU:

Leia com atenção todas as instruções.

  1. Você encontrará três situações para fazer sua redação. Leia as situações propostas até o fim e escolha a proposta com a qual você tenha maior afinidade.
  2. Após a escolha de um dos gêneros, assinale a opção no alto da Folha de Resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero.
  3. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
  4. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA.
  5. Em hipótese alguma, escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
  6. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.
  7. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
  8. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Proposta de redação 19N20E – Dissertação -Enem.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O lixo no Brasil.”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
  4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
  5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
  6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

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