Redação – Tema 19N03 – o futuro do trabalho (Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp, UFU, Uniube e demais vestibulares.)

Tema de redação 19N03

Futuro do trabalho

Texto 01.

“Nos próximos 20 anos, é provável que testemunhemos algumas das rupturas mais significativas na força de trabalho e na forma como trabalhávamos até pouco tempo. Isso tem sido impulsionado pelas tendências demográficas e socioeconômicas da última década, como a rápida urbanização e a globalização, aliadas a avanços ainda mais rápidos em tecnologia, desde a internet móvel até o aumento da automação e machine learning.

Instituições globais líderes, do Banco Mundial ao MIT, têm investido esforços e iniciativas focadas em entender a evolução dos empregos e em abordar uma questão-chave: como os talentos podem ser desenvolvidos e implantados para garantir que mais de 7 bilhões de pessoas possam exercer suas potencialidades profissionais?” (Anna Tunkel)

Fonte: https://forbes.uol.com.br/carreira/2018/08/3-tendencias-sobre-o-futuro-do-trabalho/#foto1

Texto 02.

“Para muitos, o futuro do trabalho pode ser assustador. Considerar que as máquinas podem tomar muitos dos postos que conhecemos hoje não é mesmo pouca coisa. O tema, porém, vai muito mais a fundo do que isso – e conhecer algumas de suas tendências pode ser fundamental para estar melhor preparado para ele.

O estudo Future of Jobs Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, traçou algumas das principais tendências para essa área entre 2018 e 2022. A pesquisa analisou 20 diferentes economias e 12 setores da indústria e mapeou onde e como devem surgir (ou começar a desaparecer) postos de trabalho, habilidades e ferramentas.

  1. Automação, robotização e digitalização serão diferentes em diferentes indústrias

(…)

  1. Existe uma perspectiva positiva para empregos – em meio a disrupções significativas

(…)

  1. A divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos está mudando rapidamente

(…)

  1. Novas tarefas estão impulsionando a demanda por novas habilidades

(…)

  1. Todos precisarão se tornar “eternos aprendizes”

(…)

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/10/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-futuro-do-trabalho.html

Texto 03.

“Muito se fala sobre as mudanças que a tecnologia está provocando nas profissões e no ambiente de trabalho. As consequências deste movimento são expressas em números de grande impacto. Como o citado no Fórum Mundial, indicando que no ano de 2020 haverá de 70 a 80 milhões de pessoas com problemas de colocação profissional – ao mesmo tempo em que um número equivalente de vagas, com requisitos muito diferentes dos atuais, deve surgir.

Quais são as possibilidades e oportunidades de trabalho para uma economia global em rápida transformação? Como estar preparado para ocupar as novas vagas que serão abertas em um futuro tão próximo?”

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/o-futuro-do-trabalho-e-o-profissional-do-futuro/

Proposta de redação 19N03A – Dissertação – Fuvest, Vunesp, Uniube, etc.

É possível um mundo em que haja trabalho digno e humanizado para todos?

Instruções para a dissertação:

  1. A situação de produção de uma dissertação argumentativa requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
  2. O tamanho da redação deverá ser adequado ao concurso pretendido, para tanto é importante que o texto deva ser adequado aos seguintes limites impostos pelas universidades até 2018: entre 20 e 30 linhas (Fuvest), 15 a 33 linhas (Vunesp), 25 a 35 linhas (Uniube), etc. É imprescindível que a universidade pretendida seja informada com destaque logo após o código do tema de redação na folha que será entregue para a correção.
  3. Dê um título a sua redação.

Proposta de redação 19N03B – Outros gêneros – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Escreva uma crônica em que você pondere sobre a relação entre empregabilidade e a disposição de aprender sempre.

Proposta de redação 19N03C – Artigo de opinião ou editorial- Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Escreva um artigo de opinião sobre a relação entre desemprego e automação.

Proposta de redação 19N03D – carta argumentativa ou aberta – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Escreva uma carta aberta em que você defenda novas regras para a implantação de máquinas em ambientes de trabalho, a fim de proteger empregos e ocupações das pessoas, ou em que você defenda como as máquinas poderão ser usadas em prol da empregabilidade e do acesso a condições dignas de sobrevivência pelas pessoas. Assine a carta como presidente de um sindicato nacional de alguma categoria de trabalhadores que você julgar pertinente com o assunto.

Instruções gerais:

  1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação.
  2. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: o que estiver expressamente informado no edital, no manual do candidato, etc., do vestibular pelo qual você se interessa, que são as fontes de informação mais confiáveis a respeito dessa questão. Em hipótese alguma, escreva seu nome, apelido, etc., na folha de prova. Na dúvida, melhor nunca assinar um texto de concurso.
  3. Via de regra, não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação. Ainda que, em alguns concursos, é importante estabelecer conexões entre as informações dos textos de apoio do tema de redação com o repertório cultural do candidato.
  4. Respeite o mínimo e o máximo de linhas associado à prova de redação para a qual você se prepara. Informe a universidade na folha de redação de forma legível no local destinado ao código da proposta. Contudo, normalmente, o mínimo usado é de 25 linhas e o máximo de 30, ou algo parecido na maioria dos concursos no Brasil.

4.1. UnB – máximo de 30 linhas. A quantidade de linhas escritas interfere na nota final. “No cálculo da nota da redação, quanto maior o número de linhas efetivamente escritas, maior a pontuação.”.

4.2. Unicamp – até 22 linhas em cada um dos dois textos.

4.3. UEL – de duas a quatro redações. 12 pontos cada. Números mínimos e máximos variados entre 8 e 16 linhas a depender do gênero textual exigido.

4.4. UFU – 25 a 36 linhas. Um de três temas possíveis.

Instruções UFU:

Leia com atenção todas as instruções.

  1. Você encontrará três situações para fazer sua redação. Leia as situações propostas até o fim e escolha a proposta com a qual você tenha maior afinidade.
  2. Após a escolha de um dos gêneros, assinale a opção no alto da Folha de Resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero.
  3. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
  4. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA.
  5. Em hipótese alguma, escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
  6. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.
  7. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.

ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Proposta de redação 19N03E – Dissertação -Enem.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Evolução das relações trabalhistas e uma sociedade mais justa: como articular esses interesses?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
  4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
  5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
  6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

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