Tema de redação 20MUV03 e sugestões de leitura – Educação (20MUV03A) e drogas (20MUV03B) (UFU)


Estudos para o tema de redação 20MUV03

Palavras-chave – alunos, educação, ensino a distância, ensino presencial, ensino remoto, escola, escolarização, estudantes, estudo, pandemia, professores, anticientificismo, capitalismo, dependência química, descriminalização, drogas, drogas ilícitas, drogas lícitas, economia, entorpecentes, legalização, preconceito, redução de danos, saúde pública, vício.

Texto 20TUV05

Texto 20TUV06

Tema de redação 20MUV03

REDAÇÃO

ORIENTAÇÃO GERAL

Leia com atenção todas as instruções.

A) Você encontrará três situações para fazer sua redação. Leia as situações propostas até o fim e escolha a proposta com a qual você tenha maior afinidade.
B) Após a escolha de um dos gêneros, assinale a opção no alto da Folha de Resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero.
C) Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
D) Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA.
E) Em hipótese alguma, escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
F) Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.
G) Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.

ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

SITUAÇÃO A

Veja como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares

A escolha de uma boa escola para realizar os seus estudos será um importante diferencial para que você possa alcançar o que almeja. De acordo com uma reportagem do portal da revista Exame, com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação, o Brasil teve 7,9 milhões de alunos matriculados no ensino médio em 2017. Desse total, 88% estavam na rede pública de ensino.
Assim, se o seu desejo é fazer parte do grupo minoritário, ou seja, dos 12% de estudantes que estão matriculados na rede particular de ensino, siga a leitura deste post para saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares.
Como já dissemos, ter uma boa aprendizagem no ensino médio no Brasil é um desafio. O principal indicador da qualidade da educação do País, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), comprova isso. Segundo uma reportagem da Agência Brasil, o ensino médio é o mais crítico na formação do estudante brasileiro.
Além disso, a qualidade do ensino médio está decaindo. Em 20 anos – ainda conforme os dados apresentados pelo Ideb e relacionados com o ano de 2017 –, não houve melhoria no aprendizado dos alunos nas disciplinas de matemática e português, por exemplo.
Para sair dessa estatística, um dos caminhos é que você procure instituições de ensino de qualidade e que faça a sua parte se dedicando aos estudos, especialmente dessas áreas mais críticas e que serão fundamentais para o seu futuro.
Saiba que é possível estudar em escolas particulares mesmo que você tenha uma renda familiar mais baixa. Existem sites que oferecem buscas em descontos em escolas parceiras e há programas oferecidos para pessoas de baixa renda e outros que privilegiam a excelência do histórico escolar. Quer saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares? Então vamos às dicas!

Dica 1: Estude bastante
Não adianta: para conseguir se destacar da concorrência por uma vaga na rede privada de ensino é preciso estar preparado. Portanto, comece a se dedicar aos estudos o quanto antes, se é que você já não está fazendo isso. Geralmente as escolas particulares que oferecem bolsas de estudo exigem que o aluno tenha desempenho exemplar no histórico escolar. Não é raro, portanto, a exigência de média geral acima de 9 (numa escala de 0 a 10). Essa nota se calcula com a soma das avaliações finais do ano letivo dividida pelo número de disciplinas.

Dica 2: Tenha uma carta de recomendação
Se você estuda em escola pública e quer saber como conseguir bolsas de estudo em escolas particulares, fica a dica: não tenha medo de perguntar. Vá até a secretaria da escola onde você quer estudar e pergunte sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos. O não você já tem e não custa tentar.
Provavelmente, você não será o único a perguntar. Uma forma de ter mais sucesso nessa tarefa é mostrar por A + B por que você merece a bolsa de estudos. Tenha uma carta de recomendação que fale sobre seu desempenho escolar, liste suas principais conquistas, mencione suas habilidades e qualidades. (…)

Disponível em: https://vaidebolsa.com.br/5-dicas-de-como-conseguir-bolsas-de-estudo-em-escolas-particulares/

Proposta de redação 20MUV03A

Redija uma carta de solicitação para uma escola ou universidade de sua preferência em que sejam apresentados qualificações e argumentos a fim de que seja conferida uma bolsa total para você nessa instituição.

SITUAÇÃO B

“A Cannabis não pode ser considerada um produto qualquer. Seu consumo, por quaisquer que sejam os meios, vai além do indivíduo e pode atingir toda a sociedade. Sua descriminalização, caso aprovada, levaria à percepção social de que o consumo da droga está liberado.
Tal pressuposto criaria um paradoxo de que, mesmo com a venda proibida, o uso da Cannabis estaria autorizado, impactando diretamente o acesso à substância por crianças e adolescentes. Além disso, é ingênuo acreditar que, com a descriminalização, haverá o enfraquecimento do mercado paralelo comandado pelo tráfico —há ainda o risco de que o aumento do consumo venha acompanhado do crescimento dos índices de violência.”
Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/10/o-supremo-deveria-descriminalizar-o-porte-de-drogas-para-uso-pessoal-nao.shtml

“Você sabe do que se está falando quando se diz que o Supremo Tribunal Federal poderá decidir em breve sobre a descriminalização das drogas ilícitas? Um dos grandes problemas relacionados a esse tema é que existe uma considerável confusão, pela qual a imprensa é parcialmente responsável, entre a descriminalização e a legalização (também chamada de liberação) das substâncias psicoativas.
Descriminalizar o porte de drogas significa retirar o usuário da alçada da Justiça penal, enquanto se mantém proibidos a produção e o comércio de substâncias ilícitas. Ou seja, na descriminalização o tráfico continua a ser ilegal e punido com prisão.”
Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/10/o-supremo-deveria-descriminalizar-o-porte-de-drogas-para-uso-pessoal-sim.shtml

Proposta de redação 20MUV03B

Redija um artigo de opinião sobre os desdobramentos da possível descriminalização da maconha no Brasil.

Deixe uma resposta