Tema de redação 20MEV14 e sugestões de leitura – Tecnologia (Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp, Famema, Famerp, etc.)

Fonte: http://pawelkuczynski.com/


Estudos para o tema de redação 20MEV14

Palavras-chave – tecnologia, TICs, Era da Informação, Dilúvio da informação, dependência tecnológica, automação, pós-humanismo, ciborgue, cyberpunk, computador, smartphone, convergência tecnológica.

Texto 20T171

Texto 20T172

Texto 20T173

Tema de redação 20MEV14
Tecnologia

Texto 01

“A era digital está envelhecendo. Aquilo que um dia, no passado, passava a fazer parte de todos os setores da vida, sendo considerado um avanço tecnológico rapidíssimo e desencadeando mudanças substanciais, acabou se tornando “a nova normalidade”. Conceitos como público e privado foram redefinidos, enquanto a automação e a inteligência artificial revolucionaram fundamentalmente o mundo do trabalho. E as máquinas criativas encontraram espaço até mesmo nas artes.”

Fonte: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/ads.html

Texto 02

“A tecnologia é um servo útil, mas um senhor perigoso.” (Christian Lous Lange)

Texto 03

“Os avanços tecnológicos transformaram a humanidade nos últimos 200 anos de forma quase tão radical quanto os milhões de anos de nossa história que antecederam o período – e nos últimos 20 ou 30 anos, o advento da internet e do digital lançaram um salto ainda maior. E esse é o só o começo: especialistas estimam que nos próximos 10 anos o impacto da tecnologia em nossa realidade será o mais veloz, mais profundo e mais transformador de nossa história – capaz de nos afetar nos meios mais importantes das sociedades como um todo. Mas como encaminhar tais revoluções para que elas beneficiem de fato a humanidade, e não somente o 1% da população mais rico e poderoso?”

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2020/10/encruzilhada-humanidade-caminha-para-mais-profunda-guinada-tecnologica-da-historia/

Texto 04

“…toda tecnologia tem um lado sombrio. A primeira tecnologia foi o domínio do fogo. Quando fizemos isso, conseguimos cozinhar pela primeira vez. Mas fogo também permite queimar uma vila. O alfabeto, os idiomas e a tecnologia da informação nos permitiram transmitir conhecimento. Mas a linguagem pode ser usada para propagar discurso de ódio. Com as mídias sociais, todo o conhecimento do mundo está no seu bolso, mas, adivinhe!, toda a ignorância e desinformação do mundo também estão lá.” (Jason Silva, filósofo e futurista venezuelano)

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2020/10/encruzilhada-humanidade-caminha-para-mais-profunda-guinada-tecnologica-da-historia/

Proposta de redação 20MEV14A – dissertação – Fuvest, Vunesp, Uniube, Famema, Famerp, etc.

Escreva um texto dissertativo sobre a sua posição a respeito do seguinte aforismo de autoria de Albert Einstein: “Hoje, consigo perceber que nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade.”. Atente para o fato de que a seu ponto de vista deve referir-se à forma como contemporaneamente a maioria das pessoas lida com recursos tecnológicos.

Instruções para a dissertação da proposta de redação A:
1. A situação de produção de uma dissertação argumentativa requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. O tamanho da redação deverá ser adequado ao concurso pretendido, para tanto é importante que o texto deva ser adequado aos seguintes limites impostos pelas universidades até 2019: entre 20 e 30 linhas (Fuvest), 15 a 33 linhas (Vunesp), 25 e 30 linhas (Uniube), etc. Por isso, é imprescindível que a universidade pretendida seja informada com destaque logo após o código da proposta de redação na folha que será entregue para a correção. Do contrário, a correção levará em consideração a norma mais comum: 25 linhas como mínimo e 30 como máximo.
3. Dê um título a sua redação.

Proposta de redação 20MEV14B – dissertação – Enem.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As principais dificuldades para a democratização do acesso à tecnologia.”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções para a dissertação no Enem (proposta B):
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Proposta de redação 20MEV14C – outros gêneros – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Escreva um conto que trate de um futuro em que haja robôs humanoides indistinguíveis do homem.

Instruções para as propostas de redação C:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação.
2. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: o que estiver expressamente informado no edital, no manual do candidato, etc., do vestibular pelo qual você se interessa, as quais são as fontes de informação mais confiáveis a respeito dessa questão. Em hipótese alguma, escreva seu nome, apelido, etc., na folha de prova. Na dúvida, melhor nunca assinar um texto de concurso. No caso da UFU, até 2019, exigia-se o uso de José ou Josefa como assinatura.
3. Via de regra, não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação. Ainda que, em alguns concursos, é importante estabelecer conexões entre as informações dos textos de apoio do tema de redação com o repertório cultural do candidato. No caso da UFU, é imprescindível parafrasear uma parte do texto motivador e inclui-la no texto escrito pelo candidato.
4.Nunca copie trechos dos textos motivadores.
5. Respeite o mínimo e o máximo de linhas associado à prova de redação para a qual você se prepara. Informe a universidade na folha de redação de forma legível no local destinado ao código da proposta. Contudo, normalmente, o mínimo usado é de 25 linhas e o máximo de 30, ou algo parecido na maioria dos concursos no Brasil.
5.1. UnB – máximo de 30 linhas. A quantidade de linhas escritas interfere na nota final. “No cálculo da nota da redação, quanto maior o número de linhas efetivamente escritas, maior a pontuação.”.
5.2. Unicamp – até 22 linhas em cada um dos dois textos.
5.3. UEL – de duas a quatro redações. 12 pontos cada. Números mínimos e máximos variados entre 8 e 16 linhas a depender do gênero textual exigido.
5.4. UFU – 25 a 36 linhas. Um de três temas possíveis.

Deixe uma resposta