Tema de redação 20MEV03 e sugestões de leitura – Saúde mental (Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp, Famema, Famerp, etc.)

Fonte: https://www.instagram.com/cartunista_das_cavernas/?hl=pt-br

Estudos para o tema de redação 20MEV03

Palavras-chave – saúde mental, doenças psiquiátricas, transtornos, saúde pública, loucura, manicômio, psicofobia, depressão, ansiedade, terapias.

Texto 20T142

Texto 20T143

Texto 20T144

Tema de redação 20MEV03
Saúde mental

Texto 01

“• A saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais;
• A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental;
• A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais;
• Estratégias e intervenções custo-efetivas de saúde pública e intersetoriais existem para promover, proteger e restaurar a saúde mental.
A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde. A constituição da OMS afirma: ‘saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade’. Uma implicação importante dessa definição é que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências.
Trata-se de um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.
Saúde mental e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e ganhar e aproveitar a vida, lembra a organização.
Nesta base, a promoção, proteção e restauração da saúde mental podem ser consideradas como uma preocupação vital dos indivíduos, comunidades e sociedades em todo o mundo.”

Fonte: https://nacoesunidas.org/saude-mental-depende-de-bem-estar-fisico-e-social-diz-oms-em-dia-mundial/

Texto 02

“Todos afetados pelo distanciamento ou isolamento social, independentemente de seu estado de saúde, estão susceptíveis a relatar estresse em virtude de medo e da percepção de riscos múltiplos. As falhas de comunicação e as fake news podem amplificar essa sensação. A separação dos entes queridos, a perda de liberdade para ir e vir, a incerteza sobre o status da doença e o tédio podem,
ocasionalmente, criar efeitos psicológicos negativos que podem ser observados após meses ou até mesmo anos do término do período de quarentena.”

Fonte: https://www.abp.org.br/post/jph20-05-cartilha-abp-nitida-ms

Texto 03

Fonte: https://media.gazetadopovo.com.br/2013/09/6bbfd809e1d919dec476501ca7947ecb-gpMedium.png

Proposta de redação 20MEV03A – dissertação – Fuvest, Vunesp, Uniube, Famema, Famerp, etc.

Em uma dissertação posicione-se sobre a seguinte questão: a loucura é uma doença ou uma forma radical de cura?

Instruções para a dissertação da proposta de redação A:
1. A situação de produção de uma dissertação argumentativa requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. O tamanho da redação deverá ser adequado ao concurso pretendido, para tanto é importante que o texto deva ser adequado aos seguintes limites impostos pelas universidades até 2019: entre 20 e 30 linhas (Fuvest), 15 a 33 linhas (Vunesp), 25 e 30 linhas (Uniube), etc. Por isso, é imprescindível que a universidade pretendida seja informada com destaque logo após o código da proposta de redação na folha que será entregue para a correção. Do contrário, a correção levará em consideração a norma mais comum: 25 linhas como mínimo e 30 como máximo.
3. Dê um título a sua redação.

Proposta de redação 20MEV03B – dissertação – Enem.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Saúde mental e os desafios da sociedade do século XXI.”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções para a dissertação no Enem (proposta B):
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Proposta de redação 20MEV03C – outros gêneros – Unicamp, UEL, UnB, UFU, etc.

Redija um relato sobre como as doenças psiquiátricas podem ser potencializadas por algum procedimento ou comportamento visto como normal ou aceitável pela maioria das pessoas no Brasil.

Instruções para as propostas de redação C:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação.
2. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: o que estiver expressamente informado no edital, no manual do candidato, etc., do vestibular pelo qual você se interessa, as quais são as fontes de informação mais confiáveis a respeito dessa questão. Em hipótese alguma, escreva seu nome, apelido, etc., na folha de prova. Na dúvida, melhor nunca assinar um texto de concurso. No caso da UFU, até 2019, exigia-se o uso de José ou Josefa como assinatura.
3. Via de regra, não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação. Ainda que, em alguns concursos, é importante estabelecer conexões entre as informações dos textos de apoio do tema de redação com o repertório cultural do candidato. No caso da UFU, é imprescindível parafrasear uma parte do texto motivador e inclui-la no texto escrito pelo candidato.
4.Nunca copie trechos dos textos motivadores.
5. Respeite o mínimo e o máximo de linhas associado à prova de redação para a qual você se prepara. Informe a universidade na folha de redação de forma legível no local destinado ao código da proposta. Contudo, normalmente, o mínimo usado é de 25 linhas e o máximo de 30, ou algo parecido na maioria dos concursos no Brasil.
5.1. UnB – máximo de 30 linhas. A quantidade de linhas escritas interfere na nota final. “No cálculo da nota da redação, quanto maior o número de linhas efetivamente escritas, maior a pontuação.”.
5.2. Unicamp – até 22 linhas em cada um dos dois textos.
5.3. UEL – de duas a quatro redações. 12 pontos cada. Números mínimos e máximos variados entre 8 e 16 linhas a depender do gênero textual exigido.
5.4. UFU – 25 a 36 linhas. Um de três temas possíveis.

Deixe uma resposta