16 temas – Atualidades – 2019VestEnem6 – Referências, repertório e indicações

Fonte: Srur, Eduardo (1904-71) artista plástico – 2018 – Caos, 2018, uma reflexão sobre mobilidade urbana.

Caras e caros,

Olá. Eis os materiais sobre o tema da semana que é mobilidade urbana.

Errata: no dia 24 de agosto, ocorrerá mais um encontro do Dialógico Debates em que eu farei a mediação, o tema será os 50 anos do ano de 1969.

Excelente semana a vocês.

Indicações culturais artísticas da semana

Obra audiovisual da semana

Resultado de imagem para Bike vs cars

Nota: documentário sobre mobilidade que confronta as causas e consequências do uso de carros e bicicletas em grandes cidades do mundo, com o interesse de mostrar as diferenças culturais que são reveladas na forma como a maioria das pessoas nesses lugares escolheu se locomover.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fsRFJ-NAnHM

Obra musical da semana

Nota: a música de “Rua de passagem”, composta pelos grandes Arnaldo Antunes e Lenine, interpretada por um dos “arquitetos da música brasileira”, Ney Matogrosso. Música sobre o trânsito violento que acomete grande número de cidades do mundo, que envolve a falta de educação, de civilidade e de respeito pelo próximo. Tais questões são adjacentes ao assunto da semana.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=EtGkbAPlTX4

Obra científica da semana

Resultado de imagem para mobilidade urbana o que você precisa saber

Nota: ensaio muito didático e elucidativo trata de questões muito importantes e atuais sobre mobilidade urbana: o passe livre, a eficiência das ciclovias na cidade de São Paulo, os resultados dos corredores de ônibus, a carona programada e as medidas de restrição do trânsito como o pedágio urbano.

Fonte: https://www.amazon.com.br/Mobilidade-urbana-precisa-saber-Companhia-ebook/

Arte visual da semana

Robida, Albert (1848-1926) ilustrador, litógrafo, caricaturista e escritor francês – c. 1882 – litografia colorida a mão – A saída da ópera no ano 2000 (The Library of Congress)

Nota: o ilustrador Albert Robida na gravura acima mostra sua visão otimista e idealizada sobre os transportes urbanos no ano 2000. Segue nota da Biblioteca do Congresso nos EUA: “A gravura retrata uma visão futurística de percursos aéreos sobre a cidade de Paris enquanto pessoas deixam o teatro depois de assistirem a apresentação de uma ópera. Diferentes tipos de veículos aéreos são retratados, incluindo ônibus e limousines, patrulhas da polícia rondando os céus, e mulheres são também vistas dirigindo os suas próprias aeronaves.”.

Fonte: https://culti-e-popi.blogspot.com/2014/06/o-futuro-do-seculo-19-na-ficcao-grafica.html

Fonte adicional sobre ilustrações sobre o futuro imaginado no final do século XIX e XX: https://futuroexponencial.com/ilustracoes-futuro-100-anos/

Podcast da semana

Nota: “podcast” sobre mobilidade urbana com questões muito relevantes sobre assunto pertinente para as cidades do presente e do futuro.

Fonte: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast-326/

Atualidades e efemérides

Texto Opera10-VE16

Texto interessantíssimo, sobretudo em função de diversas situações em muitas partes do mundo relativas à defesa de posições e ideias abertamente fascistas no sentido amplo da palavra, que foi escrito pela grande escritora Toni Morrison, que morreu semana passada.

Racismo e fascismo – por Toni Morrison

Texto Opera10-VE17

Reflexão importante e oportuna sobre a inocência de pessoas comuns em relação aos dados que fornecem de bom grado na internet.

Das Casas Bahia a Donald Trump

Texto Opera10-VE18

Epidemias, pobreza e exclusão numa perspectiva internacional.

http://sciam.uol.com.br/surto-de-ebola-e-declarado-emergencia-de-saude-publica-internacional/

Abraços urbanos,

Professor Estéfani Martins

Deixe uma resposta