16 temas – Atualidades – 2019VestEnem5 – Referências, repertório e indicações

Fonte: Bourke-White, Margaret (1904-71) fotógrafa norte-americana – 1937 – “O melhor padrão de vida do mundo. Não há jeito melhor que o jeito americano” – Louisville, Kentucky, 1937.

Caras e caros,

Boa noite. Bem-vindas e bem-vindos ao segundo semestre, espero que possa ser um tempo muito útil para qualificá-los a fim de serem bem sucedidos nos desafios que esperam vocês nos concursos do final do ano.

Segue a quinta lista de indicações temáticas do projeto 16 temas para o Enem, desta vez o assunto é desemprego.

Fiquem atentos que no dia 24 de agosto ocorrerá mais um encontro do Dialógico Debates com mediação do professor Fernando Borella.

Excelente semestre a vocês.

Indicações culturais artísticas da semana

Obra audiovisual da semana

Ou Tudo Ou Nada : Poster

Nota: comédia britânica em que se apresenta a situação do desemprego de forma inusitada. Nela, metalúrgicos da cidade de Sheffield ficam desempregados e tentam algo inusitado para sobreviver: criar um “show” de “strippers”, embora eles não estejam no melhor de sua forma física, mesmo assim estão dispostos a tirar toda a roupa para plateias de mulheres em troca de dinheiro. O filme é uma abordagem sarcástica sobre até onde as pessoas estão dispostas a ir quando estão desesperançadas, o que mostra a enorme importância não apenas econômica de estar empregado, mas também social e emocional.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zgtnfuIt-vQ

Obra musical da semana

Nota: “Música de trabalho” é uma música pouco conhecida da Legião Urbana, mas que apresenta de forma ampla e ácida a importância social e pessoal do trabalho na sociedade atual.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NZylr8Wa8Pc

Obra literária da semana

Resultado de imagem para o cortiço aluisio de azevedo

Nota: o livro “O cortiço” de Aluísio de Azevedo, dentro de um contexto cientificista e naturalista, apresenta – além da história de seus personagens – um muito amplo e agudo olhar sobre as relações de trabalho e emprego do final do século XIX no Brasil, o que pode servir como parâmetro de comparação para muitas considerações sobre a atualidade das relações trabalhistas.

Para saber um pouco mais: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-cortico-resumo-da-obra-de-aluisio-de-azevedo/

Arte visual da semana

Gruber, Mario (1927-2011) pintor, gravador, escultor e muralista brasileiro (Expressionismo, Realismo Social e Realismo Fantástico) – mural – 1978-87 –  Como sempre esteve, o amanhã está em nossas mãos, mural exposto na estação Sé.

Nota: Mario Gruber foi um artista muito comprometido com uma arte que fosse num mesmo tempo brasileira e universal. Foi um dos mais destacados pintores brasileiros do chamado Realismo Fantástico em que elementos fantasiosos são incorporados a uma composição com o intuito de possibilitar reflexões sobre a realidade social e imediata. No caso da obra acima, há claramente alusões ao quanto o trabalho e a máquina são elementos transformadores da realidade e das pessoas.

Podcast da semana

capa-s01e18

Nota: “podcast” sobre as mudanças nas relações de trabalho que merece ser ouvido pelas considerações sobre as novas leis trabalhistas.

Fonte: https://debatedebolso.com/podcast/18-trabalho/ 

Atualidades e efemérides

Texto Opera10-VE13

Sobre os novos ataques com armas de fogo a inocentes nos EUA.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49227433

Texto Opera10-VE14

Excelente discussão sobre possibilidades acerca do futuro da civilização humana.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/04/07/estamos-a-beira-de-mais-um-colapso-de-civilizacoes.htm

Texto Opera10-VE15

Sobre a classe média e o desemprego. Assista também o vídeo dedicado aos EUA.

Abraços trabalhados,

Professor Estéfani Martins

Deixe uma resposta