16 temas – Atualidades – 2019VestEnem4 – Referências, repertório e indicações

Fonte: Goya – Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828) pintor e gravador espanhol – c. 1808-12 – OST – Interior da prisão.

Caras e caros,

Boa noite. Segue a quarta lista de indicações temáticas do projeto 16 temas para o Enem, desta vez o assunto é sistema prisional. Boa semana a todos.

Indicações culturais artísticas da semana

Obra audiovisual da semana

Imagem relacionada

Nota: o documentário “Prisioneiro da grade de ferro” retrata o sistema prisional brasileiro a partir de uma perspectiva inusitada por admitir como protagonista da narrativa os próprios presos com todas as contradições e subjetividades que isso representa.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=dlIv7Pg5Ud0

Obra musical da semana

Nota: a música “Diário de um detento”, do Racionais MCs, presente no clássico “Sobrevivendo no inferno” de 1997 é uma das visões mais contundentes e relevantes sobre o sistema penal brasileiro.

Para ouvir o disco inteiro clique no “link” a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=RP0VDttGZQQ

Obra literária da semana

Resultado de imagem para crime e castigo

Nota: A obra “Crime e castigo” de Fiódor Dostoiévski de 1866 é um dos romances mais celebrados da literatura mundial, em função da forma profunda como investiga as motivações humanas, o direito à vingança, a necessidade de justiça e redenção e a validade do sistema prisional. Um clássico absoluto.

Para mais, acesse: https://super.abril.com.br/cultura/gente-malvada-merece-morrer/

Arte visual da semana

Resultado de imagem para botero abu ghraib

Botero, Fernando (1932-) pintor e escultor colombiano – 2005 – ost – Abu Ghraib 60

Nota: a pintura acima faz parte da coleção de pinturas feitas pelo pintor colombiano Fernando Botero sobre o ocorrido na prisão de Abu Ghraib no Iraque em que soldados norte-americanos abusaram sistematicamente de prisioneiros, o que denuncia de forma clara que o fato de alguém estar preso para ser punido, disciplinado ou por qualquer outra intenção não pode dar a qualquer pessoa a possibilidade de abusar sexual, psicologica ou fisicamente desse indivíduo, pois, segundo muitos tratados internacionais e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinados por muitos países, isso configura um excesso que transcende o objetivo de uma unidade prisional que é amparar a justiça, e não de transformar-se em um instrumento de vingança.

Fonte: http://the-athenaeum.org/art/full.php?ID=42531#

Podcast da semana

Fonte: https://www.b9.com.br/72598/mamilos-100-sistema-prisional/

Nota: o “podcast” Mamilos é consagrado por oferecer debates bastante plurais e qualificados sobre os mais diversos assuntos. O sistema prisional foi assunto de dois episódios: 100 e 101.

Atualidades e efemérides

Texto Opera10-VE10

Os 25 anos do plano econômico que mudou a economia brasileira.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/01/plano-real-25-anos.htm

Texto Opera10-VE11

Sobre os poucos, mas relevantes, livros que os detentos brasileiros leem.

https://justica.gov.br/news/o-livro-201ccrime-e-castigo201d-e-um-dos-mais-lidos-pelos-presos-do-sistema-penitenciario-federal

Texto Opera10-VE12

Informações importantes sobre a situação precária do sistema prisional brasileiro.

http://www.justificando.com/2019/05/30/entendendo-o-basico-para-opinar-sobre-a-crise-no-sistema-penitenciario-brasileiro/

Abraços pacíficos,

Professor Estéfani Martins

Deixe um comentário