16 temas – Atualidades – 2019VestEnem3 – Referências, repertório e indicações

Fonte: “A reconciliação dos Montecchios e Capuletos diante da morte de Romeu e Julieta”, por Frederic Leighton, 1855

Caras e caros,

Boa noite. Segue a terceira lista de indicações temáticas do projeto 16 temas para o Enem, desta vez o assunto é suicídio. Boa semana a todos.

Indicações culturais artísticas da semana

Obra audiovisual da semana

Resultado de imagem para not alone documentário

Nota: “Not alone”, de 2017, é um documentário com roteiro e direção de Jacqueline Monetta e Kiki Goshay, as quais conduziram um registro sincero e respeitoso sobre a perda de Jacqueline, cuja melhor amiga matou-se quanto esta tinha 16 anos. A ideia do filme é tentar compreender as motivações que levaram a garota a tirar a própria vida por meio de entrevistas sobre diversos assuntos, tais como: depressão, ansiedade, tentativas de suicídio, etc.

Fonte: https://www.netflix.com/title/80196138

Obra musical da semana

Resultado de imagem para playlist 188

Nota: desta vez, vou indicar uma playlist criada pelos curadores do Spotfy, em homenagem ao Setembro Amarelo, com músicas que foram entendidas por eles como estimulantes para lidar positivamente com questões como “bullying”, depressão, rompimentos, etc.

Fonte: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWWoqQt9ZUTJC?si=SEGNAUygSuu3LW8-aDCBqQ

Obra literária da semana

Resultado de imagem para os sofrimentos do jovem werther martim fontes

Nota: “Os sofrimentos do Jovem Werther”, publicado em 1774 e escrito por Johann Wolfgang von Goethe, é um romance que antecipa várias das questões centrais do Romantismo. Trata do romance de Werther pela bela Charlotte que, por ser prometida a outra homem e pelas convenções da época, não se concretiza. Essa decepção faz com que ele entenda que o suicídio seria a forma de lidar com a dor do amor não realizado. No final do século XVIII e no início do XIX, sobretudo entre jovens, atribuiu-se ao romance uma influência tanto na forma como muitos homens jovens vestiam-se quanto no fato de muitos terem se matado, o que, no final do século XX, passou a ser entendido por estudiosos como efeito de contágio, suicídio imitativo ou Efeito Werther.

Arte visual da semana

Nota: “A reconciliação dos Montecchios e Capuletos diante da morte de Romeu e Julieta”, por Frederic Leighton, 1855. Como é sabido, Romeu e Julieta da tragédia clássica de Willian Shakespeare, em que o amor de dois jovens é impedido pelo ódio entre suas famílias, o que acaba tragicamente com os dois matando-se numa das cenas mais icônicas da arte literária mundial. A ideia do suicídio como solução para dificuldades é antiga e não intencionalmente foi reforçada ao longo da história em obras de arte, literárias e musicais, o que de forma ampla é visto como um enorme equívoco, já que essas abordagens de diversas maneiras têm papel relevante para se entender suicídios que se dão por imitação ou pela glorificação do ato de matar-se nessas obras artísticas.

Podcast da semana

thumb entrementes suicidio

Nota: “podcast” sobre suicídio produzido por profissionais de uma das referências em saúde na internet: Drauzio Varella.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/podcasts/entrementes/entrementes-01-suicidio/

Atualidades e efemérides

Texto Opera10-VE07

Um outro mundo é possível.

https://www.hypeness.com.br/2019/06/escola-substitui-advertencias-e-suspensoes-por-yoga-e-o-resultado-e-o-melhor-possivel/

Texto Opera10-VE08

Bom resumo sobre um dos livros fundamentais para uma das maiores questões da experiência humana: a morte.

http://historiaeautoconhecimento.blogspot.com/2010/07/historia-da-morte-no-ocidente-de.html

Texto Opera10-VE09

500 anos da morte de Leonardo da Vinci.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-48138261

Abraços fraternos,

Professor Estéfani Martins

Deixe um comentário